Formada em arquitetura, escolhi o caminho da arte e do design como ofício. Quando terminei a faculdade,  trabalhei como arquiteta em escritórios, desenvolvi projetos, reformas, mobiliários. No entanto, o desejo de mergulhar em mundos mais imaginativos me levou a montar meu próprio ateliê alguns anos depois, quando então me dediquei totalmente aos projetos gráficos e artísticos.  
Com mais de 20 anos de experiência na criação de imagens, realizo trabalhos encomendados por arquitetos, decoradores e clientes em geral, incluindo projetos corporativos. Entre esses projetos,  trabalhei por uma década para a Alpargatas, na criação de estampas para as coleções da marca Havaianas. Também recebi encomendas de pessoas  interessadas em materializar histórias e memórias inventadas. Ao longo desses anos, cenas de personagens foram transformadas em pinturas murais em quartos de crianças, brinquedotecas, consultórios pediátricos, hospitais, escolas. Colaborei com revistas nacionais de design de interiores.  Participei de mostras e feiras, sempre através da pintura e do design, aplicados numa parede, num móvel, num objeto, numa peça de vestuário. 
Nos últimos dez anos, além de continuar fazendo os murais por encomenda em residências e empresas, passei a produzir mais do que nunca com impulso de materializar a emoção pela imagem. Neste sentido, a pintura, o desenho, a escultura, me aproximam  ainda mais de texturas, formas e metáforas de diferentes naturezas. Nessa trajetória, comecei a realizar práticas artísticas com crianças e adultos no meu ateliê e em outros espaços independentes ou institucionais, para mostrar como os processos artísticos se transformam num meio de expressão. Por conta de outros convites, também tenho ilustrado livros. Quando ilustro, o meu olhar entra na atmosfera do texto. Achar essa atmosfera é um dos meus principais desafios. 
Gosto de saber que minhas imagens encontram novos lugares de existir.
.
Lucia Moretzsohn
Back to Top